O que são os eventos científicos?


Eventos científicos, ou acadêmicos, são aqueles com iniciativa de instituições de ensino e que tem como eixo principal o fomento do conhecimento e da pesquisa.

Pode ser de qualquer área de conhecimento, fechado para um público específico, interno da instituição ou convidados, ou aberto a outras instituições, sejam elas nacionais ou internacionais, tudo pode variar de acordo com a proposta e as particularidades de cada um.

Os eventos científicos podem ainda ser divididos em inúmeras modalidades ou formatos, podendo-se unir mais de um tipo em uma mesma ocasião. Vamos conhecer alguns deles:

Congressos: Podem ser científicos ou técnicos e são voltados para apresentações do tipo conferência, onde os participantes apresentam suas ideias e pesquisas.

Seminário: Os seminários tem como objetivo debater e aprofundar um tema específico, preestabelecido e normalmente de conhecimento prévio da plateia. Trata-se de um exposição oral, feita por convidados com conhecimento na área e normalmente conta com o coordenador ou mediador. Os seminários são divididos em três etapas ou fases: exposição, discussão e conclusão.

Palestra: É quando um professor ou especialista apresenta suas ideias sobre determinado assunto. No final, em grande parte das vezes o público pode fazer questionamentos. Pode-se também haver um Ciclo de Palestras, onde num mesmo evento varias são proferidas.

Mesa-redonda: Com a coordenação de um moderador, os participantes podem expor seus pontos de vista sobre determinado tema em um determinado espaço de tempo. Um evento com várias mesas-redondas de um ou mais temas pode ser chamado de Simpósio.

Jornada: É um encontro feito por pequenos congressos em um mesmo evento. São preestabelecidos conteúdos de um tema dentro de uma grande área que podem ser discutidos em formato de seminário, mesa-redonda, debates e outros.